Arquivo de dezembro de 2015

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Ajuda Psicológica Medo Terror

Por Rossana Adriola, psicóloga clínica na Wainer Psicologia

A violência tem se tornado um assunto corriqueiro em nossa sociedade. Assaltos, sequestros, homicídios e até atentados terroristas movimentam as conversas pelo mundo inteiro. Notícias desta espécie acabam se tornando até banais, tamanha a violência que se tem sofrido. Atualmente um dos assuntos mais comentados são os atentados terroristas impetrados pelo Estado Islâmico, mais precisamente a tragédia que ocorreu na França. Embora esta tragédia tenha tido proporções imensuráveis, não é necessário ir à França para se ter contato com a violência, quem vive no Brasil sabe que ela está presente diariamente em nossas vidas. Por mais corriqueira que possa parecer a violência, todo o indivíduo que passa por um momento deste pode apresentar um intenso medo, seguidos de reações de choque e pavor. Entretanto além do terror vivido pela pessoa no ato da violência, este pode acabar se transformando em um trauma, no qual alguns sintomas psicológicos disfuncionais se manifestam.

Dentre os transtornos relacionados a trauma e estressores, está o Transtorno de Estresse Pós Traumático (DSM V). Para se obter este diagnóstico o indivíduo deve ter vivenciado, testemunhado ou saber que um amigo próximo ou parente vivenciou um evento traumático. Após esta exposição, iniciam-se sintomas como: lembranças intrusivas e repetitivas angustiantes sobre o evento, sonhos recorrentes sobre o mesmo, reações dissociativas (p.ex. flashback do evento), sofrimento psicológico intenso quando exposto a sinais que simbolizam ou se assemelham à situação traumática. A partir destes sintomas, o sujeito faz evitações em relação a qualquer fato que lembre o trauma, podendo haver também incapacidade para recordar um aspecto importante da situação sofrida. A presença de crenças e humor negativos também pode m ocorrer causando um grande prejuízo na funcionalidade do indivíduo.

A Terapia Cognitivo Comportamental possui protocolos eficientes para o tratamento deste transtorno, sendo uma abordagem amplamente utilizada nestes casos. Se você sofreu alguma situação traumática e apresenta alguns destes sintomas descritos, faça uma avaliação e se beneficie de um tratamento psicológico o quanto antes.

A Wainer Psicologia Cognitiva oferece tratamento clínico psicológico com abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), conheça mais sobre nossos serviços:

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone