Arquivo de janeiro de 2015

Adaptabilidade de Carreira

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Por Dra. Cíntia Benso, Psicóloga Clínica e responsável pela área de Gestão de Pessoas da Wainer Psicologia.

topo-gestao

Planejamento de carreira, marketing pessoal, rede de contatos são expressões que se tornaram amplamente difundidas em nossa sociedade.

A proliferação de terminologias sobre comportamentos e serviços relacionados ao conceito de carreira está atrelada às significativas transformações no mundo do trabalho, as quais exigem constante adaptação dos profissionais a um contexto cada vez menos estável e previsível. Neste cenário, enfatiza-se a importância das pessoas em construírem seus projetos de vida e profissionais de modo que possam obter maior satisfação e consolidar atributos que  fortaleçam sua empregabilidade. Em contraponto a essa popularização da gestão de carreiras, existem  profissionais com muitas dúvidas sobre o que fazer exatamente para que possam alcançar as mudanças desejadas em seus trabalhos ou se sintam preparados para enfrentar transições. A resposta a essa questão é sem dúvida complexa, mas as abordagens desenvolvimentista e construtivista de carreira tem enfatizado o conceito de adaptabilidade de carreira como um elemento fundamental diante de transições.

A adaptabilidade de carreira consiste na prontidão do indivíduo para lidar com as situações imprevistas no trabalho. Para que possa se adaptar com maior facilidade torna-se imprescindível que o indivíduo seja capaz de: antecipar expectativas e condições futuras de carreira, preservando uma visão otimista e positiva do futuro; desenvolver estratégias de auto-regulação e controle sobre o contexto; explorar ativamente seus interesses, oportunidades e as exigências inerentes a cada uma delas; e manter uma crença positiva sobre a capacidade de realizar os projetos que decidir investir.

O desenvolvimento da adaptabilidade não é um fenômeno desconectado das narrativas de vida. Logo, aprender esses comportamentos dependerá da história que o indivíduo narra, dos significados atribuídos e dos temas de vida que norteiam as decisões de carreira. O profundo conhecimento desses aspectos pode ser construído num processo de planejamento de carreira, o qual favorece o autoconhecimento e permite ao indivíduo selecionar quais aspectos do seu self deseja priorizar, compreender as potencialidade e barreiras internas e contextuais envolvidas para que alcance seus propósitos de vida e a aprender novas formas de enfrentar o mundo do trabalho em constante transformação.

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Ano novo, vida que segue – Entrevista para o Jornal Bom Dia

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Destaque de capa, em entrevista ao Jornal Bom Dia, de Erechim, a Dra. Carolina Halperin, Psicóloga Clínica da Wainer Psicologia, explica os motivos que causam a conhecida ‘depressão de fim de ano’ e dá dicas de como começar 2015 com novos ânimos.

Jornal-Bom-Dia-Janeiro-2015

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Dr. Ricardo Wainer fala sobre Primeira Infância

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Em entrevista concedida para a Rádio Band AM, o Diretor da Wainer Psicologia Cognitiva, Dr. Ricardo Wainer, fala sobre Primeira Infância com o apresentador Fabiano Baldasso. Quando a criança deve ter seu próprio quarto? Dormir na cama dos pais? Punição e recompensa.
Saiba mais ao ouvir o áudio da entrevista.

 

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone